quinta-feira, 6 de agosto de 2009

V Conferência da IAS sobre Patogénese do HIV, Tratamento e Prevenção

A monoterapêutica com darunavir/ritonavir obtém bons resultados.

Dois estudos separados demonstraram que o tratamento com darunavir potenciado por ritonavir (Prezista®) em monoterapia pode ser uma opção viável após um doente ter alcançado uma carga viral indetectável, usando a terapêutica convencional para o HIV tripla.O primeiro dos estudos (MONET) envolveu 256 doentes na Europa. Todos tinham carga viral inferior às 50 cópias/ml durante, pelo menos, 6 meses utilizando uma combinação de três medicamentos que incluíam o darunavir/ritonavir.Metade destes doentes foram randomizados para continuarem a tomar a terapêutica tripla, enquanto o tratamento para o outro grupo passou para apenas darunavir/ritonavir.Após um ano, percentagens iguais de doentes (aproximadamente 85%) mantiveram carga viral indetectável.O segundo estudo (MONOI) foi conduzido em França e incluiu 225 doentes. Demonstrou também a não inferioridade da monoterapia com darunavir/ritonavir face ao tratamento padrão de três medicamentos.

O atazanavir é eficaz, potenciado ou nãoUm estudo de dois anos demonstrou que o atazanavir (Reyataz®), independentemente de ser potenciado com ritonavir, é eficaz na supressão da carga viral para níveis indetectáveis, quando usado como parte da Terapêutica Anti-Retroviral de combinação (TARc).Após 84 semanas de acompanhamento, 86% das pessoas que tomavam atazanavir não potenciado apresentavam uma carga viral abaixo das 50 cópias/ml, em comparação com os 81% dos doentes que receberam a fármaco potenciado com ritonavir.Os aumentos na contagem das células CD4 foram comparáveis, contudo os investigadores mostraram que as pessoas a fazer o tratamento com atazanavir não potenciado tinham menor probabilidade de desenvolver hiperbilirrubinemia, como efeito secundário, em relação aos que tomavam atazanavir/ritonavir (4% vs 10% respectivamente). Mostraram ainda que os níveis de colesterol desceram no grupo que tomou o fármaco não potenciado, mas aumentaram no grupo que tomou o booster ritonavir.

O acesso ao tratamento para o HIV reduz os casos de Tuberculose (TB)O aumento no acesso ao tratamento para o HIV teve como resultado uma descida de 60% de novos casos de tuberculose diagnosticados num distrito sul-africano.Entre 2005 e 2008, o estudo monitorizou o número de doentes que recebia a TARc e o número de diagnósticos de TB.Em 2008, 90% das pessoas elegíveis para receber a TARc (de acordo com as orientações do tratamento sul-africanas) estavam a recebê-la.A prevalência da TB desceu de 9% para 4% à medida que o acesso à TARc aumentou.

O aciclovir reduz o risco de progressão da doença na infecção pelo HIV e de morteUm estudo demonstrou que o tratamento diário com duas doses de aciclovir, um medicamento anti-herpes, reduz significativamente as taxas de progressão de doença pelo HIV e de morte.O estudo envolveu 3 408 homens seropositivos para o HIV. Estes, foram randomizados aleatoriamente para tomarem duas doses diárias de aciclovir (400 mg) ou placebo.Os doentes do braço que tomavam o anti-viral tinham uma probabilidade inferior em 19% de iniciar a TARc, uma conclusão eventualmente importante. Apresentavam também uma significativamente menor descida das células CD4, para contagens inferiores às 200 cópias/mm³.Embora o tratamento com o fármaco reduza o risco de transmissão do HIV a um parceiro seronegativo em 17%, esta conclusão não foi estatisticamente significativa.

Um tratamento bem sucedido para a hepatite C melhora os danos hepáticos nos doentes co-infectadosDe acordo com uma nova investigação, as pessoas co-infectadas com HIV e hepatite C, que tiveram uma reposta positiva ao tratamento da hepatite C com interferão peguilado e ribavirina, melhoram o índice de fibrose hepática e, em alguns casos, de cirrose.O estudo envolveu 294 doentes. Todos fizeram uma biopsia ao fígado e foram avaliados 44 meses após terem concluído a terapêutica para a hepatite C utilizando o FibroScan.Foi observada uma melhoria no índice de fibrose em 36% das pessoas que tiveram uma resposta sustentada ao tratamento. Houve, inclusive, casos na melhoria de cirrose.Uma análise estatística demonstrou que o tratamento bem sucedido para a hepatite C foi o único factor significativamente associado a uma melhoria da fibrose.

Um comentário:

  1. Oi Junnyor, tudo beleza? Olha só como o mundo é pequeno né? Será que dá pra vc ter um pouco de ética e tirar o logo do meu blog que vc pos no seu? Abraço e seja feliz com as suas produções, não com as de outras pessoas. Obrigado.

    ResponderExcluir