quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O Que é AIDS?


O vírus não atinge a todos que estão expostos a ela.

Isso também passará.
Cresceremos e seremos beneficiados!


A AIDS não se trata de um castigo de Deus. Como eu já havia dito, são resultados de condições de vida que não são saudáveis para nós enquanto indivíduos ou sociedades.
Nos relatos que venho lendo, tanto em comunidade do Orkut quanto no Twitter, muita gente afirma que a AIDS é o castigo divino para os gays. Isso só mostra uma visão retrógrada e limitada do problema. Não vivemos mais na década de 80 e 90, onde as pessoas morriam a cada semana. Além disso, que explicação essas pessoas dariam para os casos de AIDS em bebês? Suponhamos que este pressuposto seja real e pensamos de acordo com a coerência dele, chegaremos então a conclusão de que os escolhidos por Deus são as lésbicas, e não creio que possamos e nem que devêssemos caracterizá-las assim; (são poucos os registros de mulheres homossexuais portadoras do HVI).
Como bem sabemos, há homens homossexuais com HIV/AIDS, assim como há homens heterossexuais portando o vírus. Há mulheres, crianças e bebês com o vírus. Isso prova então que não se trata de uma doença exclusivamente relacionada aos gays, e confesso que me dá uma certa revolta ao ler coisas do tipo.
Classificar um grupo como sendo melhor ou pior que este ou aquele, é agir dentro dos limites do medo e adotar uma visão muito restrita da vida. Nós seres humanos não somos únicos. Não há dois flocos de neves iguais, assim como não há duas impressões digitais iguais e nem os próprios gêmeos são iguais. Não seres humanos idênticos.
Dentre deste grupo, as variedades são infinitas, e é assim que deve ser. Cada rosto que encontrar no planeta devemos ter a consciência de que se trata de uma outra perfeita e maravilhosa expressão de Deus. Basta aprender a olhar as pessoas desta maneira.

O HIV/AIDS não é uma doença de homossexuais. Ela foi introduzida por intermédio da comunidade gay, só! Através de pesquisas, acredita-se que a AIDS originou-se numa tribo da África onde, segundo alguns cientistas, teria sido transmitida por uma espécie de macaco. O HIV/AIDS contaminou muita gente nessa comunidade africana. Em dado momento, um grupo de trabalhadores haitianos foi enviado à África para trabalharem em um empreendimento. Com isso, trouxerem o vírus consigo ao retornarem ao Haiti. Uma parcela da comunidade gay dos Estados Unidos (Nova Yorque e Flórida) costuma visitar o Haiti no período de férias. Esses homossexuais então teriam contraído o vírus no Haiti, e trazido consigo ao seu país. Se alastrando para o mundo ocidental a partir de então. Portanto, o vírus entrou pela comunidade gay, mas isso não a faz ser uma doença gay.
É mais do que evidente que o avião auxiliou muito para o propagação do vírus de forma rápida. O homem que pesquisadores estudaram como sendo chamado de “Paciente de HIV/AIDS n° Zero”, Gaetan Dugas, era comissário de voos internacionais.
Mas muitas lendas percorrem a origem do vírus, uma delas seria que supostamente a CIA, quando esteve envolvida com a guerra bacteriológica, infectou acidentalmente lotes de globulina gama.

Mas ao meu ver isso tudo é irrelevante.
Não importa como o vírus surgiu, quem as trouxe até nós. O que importa de verdade é sabermos por que está aqui, e como que nós, criaturas divinas, devemos lidar com ela e aprender com os desafios especiais que nos coloca. É hora de termos a chance de conhecer o lado positivo do HIV/AIDS.
Este vírus não é mais uma sentença de morte automática. Nem sempre é uma doença fatal. Não é o fim do mundo. Tem sido para alguns, mas não precisa ser para todos e muito menos para mim.

3 comentários:

  1. Parabéns pela mensagem. Eu sei que já faz tempo que você escreveu, não sei se irá ler a resposta, mas assim como vc escreveu com muito carinho esperando que alguém fosse ler, eu respondo desta maneira. Sou soronegativo gay e descobri a quatro meses que meu namorado é soropositivo. Fiz os testes e deu negativo, mas vivi intensamente este intervalo de tempo até esperar a janela imunológica e sair o resultado. Quero dizer que fui meio que soropositivo por dois meses... Sei o quanto é difícil passar por isso. É ridículo quem ainda tem preconceito em relação ao HIV. Meu Deus, a pessoa soropostiva é alguém normal, não muda nada na relação entre as pessoas no dia-a-dia. Enfim né, assim como existem bandidos, ladrões, existem pessoas cabeças duras! O lado bom é que também existem pessoas conscientes e abertas como eu, e desejo que este tipo de pessoa continue a aparecer na tua vida. Viver bem é o maior presente de Deus, não importa o quanto nós vivemos, e sim que pudemos fazer o bem, ajudar os outros e sermos amados, não é?! :) Abraços forte!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que você tenha lido, embora minha resposta seja tardia. Fico muito feliz em saber que as pessoas, aos poucos, veem mudando a cabeça, a forma de pensar. Obrigado por ler ao meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, é muito bom saber que pessoas se manifestam para tentar abrir os olhos de pessoas sem visão...

    ResponderExcluir