sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Exames da Fiocruz no Paraná diminuirão a janela imunológica do HIV

A unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Paraná e a Planta de Insumos para Diagnóstico em Saúde inauguradas no dia 5 de agosto devem ajudar a melhorar a qualidade do sangue usado nas transfusões feitas no país. Foram investidos R$ 15 milhões em obras e equipamentos. A inauguração teve a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do governador Roberto Requião e do secretário da Saúde Gilberto Martin.

As novas unidades, localizadas no Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), na CIC, serão responsáveis pela produção de reagentes necessários para exames mais modernos de Aids e hepatite C. Os exames são capazes de detectar os vírus em uma janela imunológica menor. Isso quer dizer que será possível detectar a contaminação mais cedo.

De acordo com a Fiocruz, os exames que serão feitos no Paraná diminuem a janela imunológica do HIV (vírus da Aids) para oito dias e do HCV (hepatite C) para 14 dias.

Atualmente, os exames utilizados no Brasil trabalham com uma janela imunológica de 21 dias para o HIV e 72 dias para o HCV. "Não chegamos à perfeição, mas vamos conseguir melhorar a qualidade do sangue brasileiro", afirma o diretor científico de desenvolvimento tecnológico da Planta de Produção de Insumos, Marco Aurélio Krieger.

A produção de insumos, por meio de uma tecnologia nacional, para o exame do vírus da gripe A (H1N1) também está nos planos das novas unidades. Os pesquisadores estão avaliando a sensibilidade e a especificidade dos reativos. Se os resultados forem satisfatórios, os kits de diagnóstico fornecidos pela Organização Mundial de Saúde poderão ser substituídos por similares nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário